quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012
terça-feira, 28 de fevereiro de 2012
A bateria da fé
A fé ligada à revolta impulsiona o resultado positivo para aquilo que se busca
Durante a programação da IURD TV da manhã desta última terça-feira (28), o bispo Edir Macedo ensinou a respeito de um assunto de grande importância àqueles que querem viver uma fé sem sentimento: revolta.
"Você deve estar avaliando a sua vida e pedindo a Deus para que eu fale algo que vá de encontro a sua necessidade, mas se você não for uma pessoa revoltada contra a situação da sua vida, nada vai mudar. Quando se vive pela fé, o sentimento sai e a pessoa passa a ser racional", explicou o bispo Macedo.
Outro ensinamento dado pelo bispo foi de que a comunicação entre Deus e o homem é uma via de mão dupla, pois Deus só vem de encontro a pessoa quando esta manifesta a sua fé com a revolta. "Os grandes heróis da fé carregavam dentro de si uma revolta contra as injustiças A pessoa que é movida pelo Espírito Santo é revoltada por natureza."
A atitude de Gideão (leia Juízes capítulo 6: 12,13 e 14) foi citada pelo bispo para exemplificar como é importante o uso da revolta para alcançar as bênçãos desejadas. "Então, o Anjo do Senhor lhe apareceu e lhe disse: O Senhor é contigo, homem valente. Respondeu-lhe Gideão: Ai, senhor meu! Se o Senhor é conosco, por que nos sobreveio tudo isto... Então, se virou o Senhor para ele e disse: Vai nesta tua força e livra a Israel das mãos dos medianitas; por ventura não te enviei eu?"
Ainda sobre o herói da fé do passado, o bispo destacou: "A fé, a revolta e a justiça funcionam em parceria com Deus. Você quer vencer o mal? Então, primeiro você tem que abandoná-lo. Aquele que tem fome e sede de justiça está destinado a ser feliz, pois a justiça divina é perfeita. Gideão se revoltou contra a situação que estava vivendo e, quando ele mostrou essa revolta santa, o anjo falou: 'vai nesta tua força e salva Israel'. A verdade é essa, quando temos a fé consciente, uma fé que nos mostra os nossos direitos em relação a Deus, não podemos ficar calados."
E você, o que tem a dizer sobre essa mensagem? Já fez uso da revolta e conquistou algo? Deixe o seu comentário abaixo. Compartilhe a sua experiência com todos.
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
Liberando perdão
O que fazer quando há mágoa e a outra pessoa não sabe?
Quando alguém tem mágoa ou ressentimento de outra pessoa, que nada sabe sobre isto, deve perdoar secretamente, ou confessar o ressentimento a ela. Depende de cada um.
Se por acaso a pessoa magoada tiver o desejo de confessar, tudo bem, confesse; mas se não quiser fazê-lo, pode muito bem perdoar secretamente. Mas uma coisa é necessária: não guardar, de forma alguma, qualquer tipo de ressentimento contra a outra pessoa.
Realmente, há mágoas que precisam ser confessadas, porque quem confessa aquilo que vem sentindo não só esclarece o porquê do ressentimento, como também retira de dentro de si a semente do mal, ficando, automaticamente, limpo por dentro.
*Pergunta e resposta retiradas do livro "O Perdão", do bispo Edir Macedo
sábado, 25 de fevereiro de 2012
Submissão no casamento
Esposa quer saber por que deve se submeter ao marido
"Sou uma mulher independente, pago minhas contas e tenho meu emprego. Por que tenho que ser submissa ao meu esposo se faço as mesmas coisas que ele dentro de casa?"
Resposta
Deus nos ensina através de Sua Palavra dizendo: "As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido" (Efésios 5:22-24).
Submeter-se não significa tornar-se uma escrava ou capacho, mas, sim, permitir que nossos maridos tomem a decisão final. Afinal de contas, imagine se não houvesse primeiros ministros, presidentes, gerentes, supervisores, diretores e todos aqueles que têm a responsabilidade de dar a última palavra em diversos assuntos do nosso cotidiano? Seria uma bagunça todos os dias e em todo lugar!
A esposa é definida como a igreja, que representa o corpo. O corpo está sujeito à vontade da cabeça. Ele trabalha em submissão a tudo o que a cabeça decide e deseja. Quando está doente, a cabeça também fica doente. Quando está com gripe, a cabeça também fica gripada. A recíproca também é verdadeira: Quando a cabeça está feliz, o corpo pula e dança! Quando a cabeça quer alguma coisa, o corpo se sacrifica para obtê-la. Um precisa do outro e este é o mistério de Gênesis 2:24, que diz: "Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne." Ser um é compreender, estar de acordo e viver em paz um com o outro, e não o contrário. Muitas esposas não entendem isso e acabam infelizes e incompletas. E como se não bastasse, seus filhos crescem tendo a mesma raiva e descrença no que se refere ao casamento. Não nos surpreende o fato de haver tantas mães solteiras jovens hoje em dia.
*Resposta retirada do livro "Melhor do que Comprar Sapatos", de Cristiane Cardoso.
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
Insegurança
"Vivo brigando com o meu namorado porque ele diz que sou muito 'grudenta'. Acho que sou insegura e reconheço que preciso mudar, mas não consigo. O que devo fazer?"
Resposta
Esse comportamento em muitas mulheres é a receita certa para que o relacionamento fracasse. E pior ainda: quando tudo termina, você se sente sozinha, perdida e com sua autoestima totalmente destruída.
Entrar em um relacionamento é algo sério, mas não quer dizer que a sua vida precisa parar ou girar totalmente em torno daquela pessoa.
Não conheço nenhum homem que admire uma mulher insegura e grudenta.
Siga as seguintes dicas e acabe com essa insegurança:
- A melhor coisa a ser feita para mudar esse cenário é se ocupar! Sua vida precisa continuar, não se anule;
- Continue dando atenção às suas amigas, sua família e encontre tempo também para se dedicar às coisas de Deus;
- Procure fazer parte do grupo de evangelização ou outro grupo na igreja. Seja participante! Isso irá ajudar seu relacionamento com Deus, com seu namorado e ajudará a elevar sua autoestima também!
(*) Resposta retirada do livro “40 Segredos Que Toda Solteira Deveria Saber”, de Nanda Bezerra
quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012
Em busca de perdão
Há erros que cometo que me perturbam, não consigo esquecer. Como faço para me perdoar?
Quando erramos, o peso da culpa é, muitas vezes, o que nos impede de levantar. As vozes acusadoras parecem que nunca vão se calar. De repente, sentimos como se todos os olhos estivessem sobre nós, como holofotes. Vergonha. Raiva. Ódio dos outros e de nós mesmos. Sentimo-nos a pior das criaturas. As coisas nunca mais serão como eram antes, pensamos.
Mas devemos nos lembrar do seguinte: o significado da palavra Satanás é “acusador”. O que faz o pintor? Pinta. O que faz o cantor? Canta. O que faz Satanás? Acusa. Esse é o seu trabalho, sua profissão, sua especialidade.
O pintor vê uma parede suja ou inacabada e logo quer pintá-la. O cantor ouve uma bela canção e logo quer cantá-la. Satanás vê um pecador errando e logo quer acusá-lo. Por isso, todo o bombardeio de pensamentos acusatórios e aquele peso imenso na consciência.
Porém, Deus nos chama do outro lado oferecendo o perdão. Parece bom demais para ser verdade, eu sei. Mas nós não precisamos entender; apenas aceitar.
Você que está aí se culpando, saiba que tem sido um boneco na mão do acusador. Quem estiver com um peso enorme nas costas por causa dos erros, das más decisões, de caminhos errados, PARE! Use sua inteligência. Há uma saída para você. Você pode dar meia-volta AGORA e seguir em direção aos braços do Pai, para o início de tudo.
Faça uma oração agora, aí aonde você está, ou procure um lugar privado, e imediatamente peça perdão a Deus. Esvazie seu coração desse peso, confesse tudo e aceite o perdão de Deus. Perdoe quem lhe feriu. Em seguida, volte para os braços d’Ele. Volte para o início de tudo, para onde você O encontrou, e retome a prática das primeiras obras.
O perdão e o levantar são trabalho de Deus, Sua missão, Sua especialidade.
terça-feira, 21 de fevereiro de 2012
Namoro com ele?
Internauta pede orientação sobre como agir na vida sentimental
“Olá, bispo. Sou obreira há um ano. Estou gostando de um rapaz da escola, mas ele não é da Igreja. Eu creio que se eu lutar por ele, irá se converter, mas me disseram que não seria correto meu namoro com ele. O que devo fazer? Oriente-me, por favor!”-Maria
Resposta:
Se você tem fé para lutar por ele, vai na sua fé. O que não é certo é você namorar com ele agora, enquanto ainda não tem a mesma fé que você. Isso é brincar com fogo, Maria; quem brinca com fogo sempre se queima! A luz não tem como ficar com as trevas. Você já viu um lugar escuro com luz ao mesmo tempo? Impossível. Se o Senhor Jesus nos ensinou a evitar o mal, por que você quer correr para o mal?
A autoridade divina
Bispo Edir Macedo realiza encontro em São Paulo e fala sobre como se tornar príncipe e princesa de Deus
Na Reunião do Encontro com Deus do último domingo (19), às 9h30, no Cenáculo do Espírito Santo de Santo Amaro, em São Paulo, o bispo Edir Macedo falou sobre a proteção de Deus para todos os que têm o Espírito Santo. No encontro, transmitido pela Rede Aleluia e "IURD TV", ele explicou como se tornar príncipe e princesa de Deus.
No início da pregação, o bispo fez uma comparação entre pais e filhos. Enquanto as crianças têm percepção do que acontece apenas no presente, sem a capacidade para projetar o futuro, os pais se preocupam com essa situação e querem protegê-las e orientá-las para que não passem pelos sofrimentos pelos quais passaram em suas vidas.
O bispo declarou que Deus pensa grande para cada um de nós e que para enfrentarmos nossos problemas e alcançarmos a visão Dele, Deus nos dá o Espírito Santo, para que sejamos príncipes e princesas aqui na Terra.
Como ter a autoridade de Deus
Para mostrar como se tornar príncipes e princesas de Deus, o bispo Edir Macedo falou que, desde a criação, Deus tem dado a Sua autoridade ao homem: “O primeiro foi Adão, mas ele desobedeceu a Deus e perdeu esse direito. Depois, Deus procurou Noé, que passou essa autoridade para seu filho primogênito. Porém, novamente o homem errou e acabou perdendo esse direito. Mas Deus não desistiu e, tempos depois, passou Sua autoridade para Abraão, que a repassou para seu filho Isaque.”
O bispo lembrou a história de Jacó, que ludibriou o pai e o irmão para receber a bênção de Deus: “O poder da palavra da autoridade era tão forte que ela não podia ser revogada e passada para o outro filho que havia sido enganado. Porém, Jacó só fez jus a essa autoridade quando realmente mudou aos olhos de Deus e transformou-se numa nova criatura. O seu nome inclusive foi mudado para Israel. Foi de sua descendência que nasceram as 12 tribos. Dessa nação nasceu Jesus, o primogênito de Deus.”
Em seguida, o bispo explicou como ter a autoridade de Deus para enfrentar qualquer problema na vida, seja de saúde, financeiro ou emocional: “O Espírito Santo vem, envolve a pessoa e faz dela uma nova criatura, exatamente como fez com Jacó. Os seus amigos e parentes não vão reconhecê-lo, pois você será outra pessoa: um príncipe ou uma princesa de Deus.”
Para finalizar, ele disse que quem tem essa autoridade não mais se inclina diante dos problemas. “E quando você recebe o Espírito Santo, não é mais religioso. Deixa de ser católico, espírita, evangélico ou crente. Jesus Cristo passa a ser o seu Senhor.”
Coisas feias que a mulher faz
Aprenda como se tornar uma pessoa mais agradável
Qual mulher nunca reparou na roupa da outra? Ou então já falou demais a ponto de se tornar inconveniente? Quase todas, não é mesmo? Existem muitas que tomam atitudes erradas, seja na maneira de falar, de agir, de andar e até na hora de se vestir. Muitas recebem orientações a esse respeito, mas a maioria acha que agindo sempre da mesma forma estará agradando a todos.
Para ajudar a não cometer mais os mesmos erros, de uma forma divertida e simples, Vivi Freitas e amigas discutem sobre esses comportamentos no programa "Coisas de Mulher" e dão dicas valiosas. Assista:
segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012
Centro das atenções
Meu marido diz que sou egocêntrica. Sempre discordo, mas, no fundo, reconheço que sou assim. Como devo agir para mudar meu jeito de ser?
Egocentrismo é a característica que define as personalidades que consideram que tudo gira ao seu redor. Normalmente, quando tudo começa a dar errado, a primeira coisa que se pensa é em você. Por que as coisas estão acontecendo com você? Você não merece. Você fez tanto por fulano. Você já era para estar lá na frente. Enfim, você, você e você. É tudo o que se pensa, é tudo o que importa.
Esse é o problema de muitas pessoas que vivem olhando para os seus problemas em vez de enxergar que estão sendo egocêntricas. Isso normalmente leva a pessoa a ter vários outros problemas, principalmente no que diz respeito a sua vida amorosa. A pessoa egoísta é extremamente difícil para se relacionar. Ela quer que as coisas estejam do jeito dela, que as pessoas mudem por ela e pensa que todos os seus erros não chegam aos pés dos erros dos outros. Ela é intolerante com os erros dos outros, vive criticando tudo e todos e, pior, não tem o mínimo de consideração com qualquer outra pessoa que não seja ela mesma; mas, obviamente, espera consideração dos outros.
Ora, como é que uma pessoa assim pode ser feliz se ela mesma não faz ninguém feliz?
Tudo o que nós queremos na vida temos que dar primeiro. Não tem outra solução. Se você quer ser feliz, tem que fazer outros felizes. Se você quer ser amada, tem que amar os outros. Se você quer ser respeitada, tem que respeitar os outros. Se você quer ser admirada, tem que admirar os outros.
Muitas pessoas nessa situação têm dificuldades de encontrar a Deus, pois a primeira coisa da qual temos que nos despojar para isso é justamente o nosso ego. Elas não querem se expor e fazem suas regrinhas pessoais de como Deus deve agir em suas vidas. Um exemplo clássico é na hora de ir à frente do altar. Elas sabem que o pastor está falando com elas, mas não vão de jeito nenhum. Em suas cabeças, dizem: “Deus sabe do meu coração, eu não preciso dizer para todo o mundo que estou nessa condição.” E sabe o que acontece após a oração? Nada.
Somente quando se entrega essa necessidade a Deus de corpo, alma e espírito é que a mudança pode ser iniciada. Se você ainda é muito preocupada com o que os outros pensam de você e com a sua imagem é porque você ainda não se entregou 100% a Deus. Parte de você ainda é exclusividade sua e essa parte é justamente a tal que a deixa escrava desses sentimentos.
Quando somos todas de Deus, deixamos tanta coisa negativa para trás. Não temos medo do amanhã, nem ansiedade se algo que precisamos e queremos vai acontecer ou não. Deus nos dá certeza de que Ele está cuidando de nós. E, sabe de uma coisa? Somos o centro da atenção dEle.
O que o faz mover?
Quando se tem motivação não há limites para progredir
Não há nada que motive quem não tem o seu objetivo definido. Já a todos os que dão prioridade aos seus objetivos, tudo é favorável.
A motivação é uma qualidade de grande valor. É aquilo que é suscetível de mover o indivíduo, de levá-lo a agir para atingir um objetivo e de lhe produzir um comportamento orientado. Existem por todo o mundo milhares de pessoas que se sentem desmotivadas, por não terem definido o seu objetivo. Para haver a plena motivação é imprescindível dar prioridade às metas pretendidas e defini-las.
Quando se tem motivação não há limites para progredir, não existe nada que seja demasiadamente difícil, porque existe disposição e força para batalhar por aquilo que se deseja alcançar! A maneira de pensar de uma pessoa é a chave para que ela atinja na vida o êxito ou o fracasso, a plenitude ou a frustração.
É fundamental cuidarmos do nosso espírito, porque dele depende os nossos pensamentos e palavras, pois ele nos levará onde nós quisermos!