terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Rei Davi, a minissérie

Bispo Renato Cardoso fala da importância de assistir à história de uma das figuras bíblicas mais diversificadas



A minissérie “Rei Davi” estreia nesta terça-feira (24), às 23h, na Rede Record. A superprodução, que será exibida as terças e quintas-feiras, vai mostrar a saga de um pastor de ovelhas que conquistou Israel. Com 29 capítulos, a atração conta cerca de 70 anos da trajetória de Davi, desde sua juventude até a sua morte. 


Em seu blog, o bispo Renato Cardoso fala da importância de assistir à minissérie, já que o telespectador vai poder conferir a história do rei que foi uma das figuras bíblicas mais diversificadas, em que múltiplas experiências de vida e fé são relatadas com riqueza de detalhes nas Escrituras. 


“O filho caçula de seu pai, pastor de ovelhas, assessor do rei, músico, guerreiro, fugitivo, capitão de milícia, líder de desprezados, escritor, rei de Israel, adúltero, homicida, homem de guerra, perseguido pelo próprio filho, idealizador do primeiro Templo de Salomão, ascendente do Senhor Jesus... Uma vida de todas as cores e tons, um homem tão falho e ao mesmo tempo ‘segundo o coração de Deus’”, destaca. 

Para o bispo, estudar a vida de Davi, “seus altos e baixos”, é uma viagem cheia de lições, aventuras e descobertas, da qual a pessoa não voltará a ser a mesma. “Ao seguir a trajetória de Davi, você se encontrará no caminho de um homem que conheceu a Deus intimamente. Acompanhar a sua história é aproximar-se de Deus”, enfatiza. 


O bispo cita Salmos 27.4 : Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e meditar no seu templo. E explica que de tudo o que Davi poderia pedir, só uma coisa para ele era a mais importante. “Ele não pediu um exército invencível, nem mais fama ou riqueza, nem a conquista de nações inimigas, e nem saúde própria ou o bem para sua família; mas viver na Casa do Senhor, todos os dias, para admirá-Lo e buscar Sua orientação.” 


E acrescenta: “Normalmente, as pessoas fazem o contrário: Quando vêm os dias difíceis, daí elas correm para a Casa do Senhor. Quando a tempestade passa, elas não se importam mais. Se nós priorizarmos a presença de Deus todos os dias, e frequentemente estivermos na Sua Casa, nossos dias difíceis serão menos, e neles teremos segurança”. 


O bispo convidou todos os internautas para acompanhar esta superprodução aliada à leitura da história de Davi na Bíblia, que começa no capítulo 16 de 1 Samuel e segue até o fim deste livro; continua por 2 Samuel inteiro até a morte de Davi em 1 Reis 2.“Esta obra nos apresenta uma oportunidade única: acompanhar a história de Davi por vídeo e paralelamente pela Bíblia. Ou seja, você poderá ver aquilo que ler. Isso facilitará em muito o entendimento do texto. Eu ainda não assisti à minissérie. É claro que é uma obra para a TV, e consequentemente espero que tenha suas limitações e extrapolações artísticas. Mas não vamos nos ater a isso. Vamos aproveitar essa rara oportunidade para ajudar a nossa imaginação voltar ao passado e trazer riquezas para a nossa fé. Vamos ler em sequência, meditando, aprendendo e assistindo à minissérie”, aconselha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário